Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Período de férias: cidades históricas brasileiras chamam a atenção

Notícias

15/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Período de férias: cidades históricas brasileiras chamam a atenção

EmbraturDe toda beleza e diversidade existente no Brasil, dez cidades históricas se destacam e representam oportunidade de os turistas terem acesso à arte, à história e às belezas naturais. São elas: Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Tiradentes (MG), Salvador (BA), São João Del Rei (MG), Paraty (RJ), Porto Seguro (BA), Congonhas (MG), São Luís (MA) e Petrópolis (RJ). Diante do rico patrimônio nacional e do período de férias, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para essas localidades.

“É muito importante valorizar e fortalecer o potencial dessas Cidades Históricas, e entender que essas localidades promovem dinamização econômica, social, cultural e turística”, destaca o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Ele ressalta ainda ações de preservação, promoção e integração que contribuem para o processo de desenvolvimento local inclusivo e sustentável dessas cidades.

Essas cidades turísticas também são notáveis pelo alto potencial para receber visitantes, tanto para desfrutar de suas belezas naturais ou arquitetônicas, quanto culturais, como por exemplo: feiras; exposições; comemorações; e festas carnavalescas, religiosas e antológicas. Matas, cachoeiras e praias paradisíacas fazem parte desse patrimônio turístico nacional, além do clima tropical, das delicias culinárias e das edificações arquitetônicas coloniais.

Confira as especificidades de cada uma delas:

Ouro Preto (MG) – o centro da cidade conta com ladeiras, vielas, obras-primas da arquitetura e paisagens montanhosas da Serra do Espinhaço. Entre os monumentos, estão a igreja São Francisco de Assis, construída por volta de 1770 e cuja fachada, altares laterais e capela principal foram projetados por Aleijadinho; e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com o interior ornamentado com ouro e esculturas de angelicais. Na praça Tiradentes está o edifício do Museu da Inconfidência e a igreja Nossa Senhora do Carmo – também com obras de Aleijadinho.

Salvador (BA) - primeira capital do Brasil, a região abriga um centro histórico fascinante. O Pelourinho é um dos principais pontos turísticos com monumentos arquitetônicos, e dele é possível chegar ao Elevador Lacerda para descer perto do Mercado Modelo, que tem arquitetura de estilo neoclássico. Entre as vielas de calçamento de pedra está um dos cartões-postais: a Igreja e Convento de São Francisco – complexo religioso com uma história que remonta ao século 16 e que constitui uma das principais obras primas barrocas do Brasil –; e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com uma fotogênica fachada azul.

Cidade de Goiás (GO) - fundada na primeira metade do século 18 e localizada a aproximadamente 140 km de Goiânia, a cidade ainda não está dentre os polos turísticos mais visitados. Na região, é possível verificar um centro histórico com pracinhas, vielas e horizonte de igrejas e casarões com centenas de anos. Uma das paradas imperdíveis é a casa da poetisa Cora Coralina, que funciona como um museu sobre a vida da artista.Embratur

Congonhas (MG) – o grande atrativo é complexo da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a cidade exibe um dos mais importantes legados artísticos de Aleijadinho. Ela inclui os 12 Profetas e as estátuas de pedra-sabão, que se destacam no adro do templo religioso. A decoração interna da igreja é uma atração à parte, com talha dourada.

Olinda (PE) - o centro histórico, em Pernambuco, é uma verdadeira obra-prima. O local reúne diversas igrejas barrocas, algumas com visão privilegiada para as águas do oceano Atlântico e para o cenário urbano de Recife, que fica ali perto. Também conta com cartões-postais como o Convento de São Francisco, adornado por azulejos portugueses; a Basílica de São Bento, com um altar revestido com ouro; e a Catedral da Sé, de onde se tem uma das melhores visões da região.

Morretes (PR) - fundada na primeira metade do século 18, a cidade fica a cerca de 70 km de Curitiba. O Município pode ser acessado pela Estrada da Graciosa, de carro; ou pela linha férrea por dentro da mata Atlântica, de trem. O centro histórico conta com casarões coloridos e por onde passa o rio Nhundiaquara e os restaurantes à beira do rio oferecem o tradicional barreado, um saboroso cozido de carne feito na panela de barro.

Paraty (RJ) - localizada no litoral do Rio de Janeiro, a região tem um dos centros históricos mais românticos de todo o país. Entre os monumentos históricos mais famosos estão a igreja Matriz, que remonta ao século 18; e a igreja de Santa Rita, erguida no século 18 e onde funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty. No lugar por onde se escoava o ouro extraído em Minas Gerais, Paraty exibe um lindo e colorido casario que se espalha por ruas de pedra e vielas cheias de atmosfera – e onde se encontra excelentes restaurantes, lojinhas de artesanatos e confortáveis pousadas.

Santana de Parnaíba (SP) – localizada a cerca de 40 quilômetros do centro de São Paulo, a cidade histórica tem como ponto de partida, nos séculos 16, 17 e 18, os sertanistas que se dirigiam ao interior do Brasil em busca de riquezas e escravos. O local abriga atualmente mais de 200 edificações tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Entre os principais cartões-postais estão a Igreja Matriz, com altar dourado; e a praça 14 de novembro, marcada por um charmoso coreto de ferro. Embratur

Tiradentes (MG) – é a cidade histórica mais bonita de Minas Gerais, que exibe as paisagens montanhosas da Serra de São José como pano de fundo. Também tem nos templos religiosos um de seus principais atrativos turísticos, e destacam-se a Matriz de Santo Antônio, com belíssimos altares de talha dourada e um órgão português do século 18; a capela São Francisco de Paula, erguida no alto de uma colina e de onde se tem uma visão fantástica da cidade; e igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em que o altar-mor é folheado a ouro.

Bananal (SP) – localizada no Vale do Paraíba, a cerca de 340 km de São Paulo, a cidade é marcada por construções da época do ciclo do café e que exibe, em sua região central, lindos casarões do século 19, espalhados entre pracinhas acolhedoras e ruas de pedra. Além disso, a região conta com antigas fazendas cafeeiras, algumas abertas às visitas turísticas. A mais famosa delas é a Fazenda Resgate, com um casarão cinematográfico e que foi cenário da novela global "Saramandaia", de 2013.

Leia também: Prepare-se para a alta estação do Turismo nos Municípios

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Uol
Fotos: Embratur

 

 


Notícias relacionadas