Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Pela primeira vez, Brasil reduz casos de Tuberculose em praticamente todas as regiões

Notícias

30/03/2012

Compartilhe esta notícia:

Pela primeira vez, Brasil reduz casos de Tuberculose em praticamente todas as regiões

Elza Fíuza/ ABrPela primeira vez, os casos de Tuberculose foram inferiores a 70 mil em todo o país. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, divulgados no dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, entre 2010 e 2011 os registros reduziram em 3,54%. Durante toda semana diversos materiais em prol da prevenção e controle da doença foram distribuídos.

No Brasil, a doença também obteve um menor número de óbitos e a taxa de mortalidade reduziu em 23,4% na década. Também, todas as regiões brasileiras apresentaram menor taxa de incidência da doença no ano de 2011, exceto o Norte que manteve a mesma taxa no período.

A Tuberculose é uma doença infecciosa que ainda aflige a humanidade nos dias atuais. Sabe-se que ela é considerada uma doença socialmente determinada, pois a ocorrência está associada ao modo de viver e trabalhar do indivíduo. O principal sintoma – a tosse por mais de três semanas – dissemina a doença. Quando as pessoas contaminadas tossem ou espirram aerossóis no ar são expelidos. A prevenção pode ser feita com a vacina BCG, que dá entre 50 a 80% de resistência à doença.

Doença infecciosa
Dados do governo mostram que a tuberculose representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas, no Brasil. E a orientação para quem apresenta o sintoma é procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o diagnóstico. Se confirmado o quadro, o tratamento deve começar de imediato para que outras pessoas não sejam contaminadas.

O alerta das instituições de Saúde é para o tratamento não seja interrompido, pois o paciente pode conseguir a cura através do tratamento durante seis meses continuo. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todos aqueles com a doença. Além disso, a prevenção é essencial.

 


Notícias relacionadas