Notícias
26/01/2005
Patrus quer mais participação das prefeituras no Programa Bolsa Família
Agência Brasil
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que o Programa Bolsa Família atende atualmente 100% das famílias do Ceará que estão dentro das condições exigidas para concessão do benefício. Segundo ele, há várias ações integradas do programa no estado. "O governador Lúcio Alcântara, do PSDB, tem sido um parceiro. Temos parcerias com o governo do Ceará em políticas de geração de trabalho e renda, apoio a pequenas e médias empresas de agroindústria", disse Patrus.
Ele acredita que com maior participação das prefeituras, os recursos poderão chegar às famílias que estão dentro dos critérios do Bolsa Família. "Queremos a parceria dos prefeitos dentro de uma ação integrada com os ministérios da Educação e da Saúde, que são diretamente responsáveis pelo controle das condicionalidades", acrescentou.
Segundo Patrus Ananias, o ministério está tomando medidas rigorosas para aperfeiçoar o controle de cadastro do Programa Bolsa Família. Ele explicou que com a medida será possível fazer maior controle interno do programa.
"Fizemos as parcerias com os promotores de justiça, que são os nossos parceiros em todas as comarcas do Brasil, com os ministérios públicos federais e estaduais, a Controladoria Geral da União, com o Tribunal de Contas e estamos construindo uma nova pactuação com as prefeituras e com os novos prefeitos, para que sejam também parceiros mais efetivos na implementação do programa", disse o ministro em entrevista à Rádio Nacional AM.