Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Parteiras: trabalho evita dois terços das mortes de mães e recém-nascidos

Notícias

05/05/2015

Compartilhe esta notícia:

Parteiras: trabalho evita dois terços das mortes de mães e recém-nascidos

Gov. RoraimaNo Dia Mundial da Parteira, celebrado nesta terça-feira, 5 de maio, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) destacou que o trabalho das parteiras pode evitar cerca de dois terços de todas as mortes maternas e entre recém-nascidos registradas no mundo. A estimativa é que o serviço dessas profissionais salve 300 mil mulheres e 3 milhões de bebês todos os anos.
 
De acordo com a entidade, as parteiras também são capazes de oferecer 87% de todos os serviços relacionados à saúde sexual e reprodutiva materna e ao desenvolvimento do recém-nascido. Ainda assim, apenas 42% das pessoas com habilidades para serem parteiras trabalham nos 73 países onde são registradas mais de 90% das mortes maternas e de recém-nascidos.
 
Desde 2008, o fundo das Nações Unidas trabalha em parceria com governos e formadores de políticas públicas na tentativa de construir uma força-tarefa de parteiras competentes e bem treinadas para atuar em localidades de baixa renda.
 
Da Agência CNM, com informação da Agencia Brasil

Notícias relacionadas