Notícias
26/04/2019
Parceira do projeto, CNM estará no lançamento do Fortalecimento da Rede Estratégia ODS
O Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS será lançado na próxima segunda-feira, 29 de abril, em São Paulo, durante o seminário Parcerias Multissetoriais para os ODS: O Desafio da Redução das Desigualdades. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma das parceiras da iniciativa, que é coordenada pela Fundação Abrinq e financiada pela União Europeia. Na ocasião, a CNM será representada pelo prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas.
Criada em 2015, a Estratégia ODS reúne organizações da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e acadêmicas com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. O projeto de fortalecimento que será lançado visa ampliar e qualificar a capacidade de articulação, mobilização e incidência política em favor dos ODS no Brasil. Além de contribuir para a efetiva implementação desses objetivos no país, a prioridade é a redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.
A CNM assinou o termo de compromisso com a Fundação Abrinq na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A ideia é, entre outras ações, fortalecer a mobilização de atores locais com orientação sobre planejamento municipal e ferramentas de implementação da Agenda de Desenvolvimento 2030.
No seminário em São Paulo, a Estratégia ODS convidou, para discutir os desafios de implementar o projeto, dirigentes e representantes do governo, do terceiro setor e do setor privado, que trabalham a Agenda 2030. Durante o evento serão apresentados indicadores e boas práticas que podem auxiliar na redução das desigualdades sociais, prioritariamente entre os grupos mais vulneráveis.
Agenda 2030 e ODS
A Agenda 2030 é um plano de ação que visa ao fortalecimento da paz universal. Ele indica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e a desigualdade. O objetivo é promover políticas integradas para alcançar um desenvolvimento sustentável e equitativo.
Além de esclarecer dúvidas dos municipalistas sobre o tema, a CNM atua para auxiliar os gestores que têm interesse na adesão aos ODS com ações que detalham os 17 Objetivos. Para isso, a Confederação disponibiliza materiais e um portal exclusivo sobre a temática.
Leia também
Parceria com Abrinq fortalecerá Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas gestões locais