Notícias
12/05/2015
Para evitar contagio na gravidez ou no parto, gestantes são incentivadas a fazerem teste de HIV
Cartazes, vídeo e materiais para internet serão usados em campanha que busca incentivar as grávidas a fazerem testes da aids e hepatites virais. Se a mulher for portadora de alguma dessas doenças e for diagnosticada antes do parto, é possível evitar a transmissão vertical desses agravos aos filhos.
Garantir o acesso ao teste de HIV para todas as gestantes é essencial para acabar com a transmissão vertical, por isso a campanha busca alertar as futuras mães. Gestante soropositiva tem acompanhamento pré-natal e profilaxia específicos, além de cuidados especiais durante o parto e o aleitamento do bebê.
A maior parte das crianças de até 12 anos que vivem com o HIV foi vítima da transmissão vertical - que acontece durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Assim, o material da campanha destaca: “os cuidados com seu bebê começam antes mesmo de ele nascer”. Testes para a detecção de doenças como a aids ou hepatites podem ser feitos em qualquer unidade pública de saúde que ofereça o pré-natal.