Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Países do Mercosul comprarão medicamentos juntos para baratear os preços

Notícias

14/09/2015

Compartilhe esta notícia:

Países do Mercosul comprarão medicamentos juntos para baratear os preços

SXC.huEstá certa a possibilidade de os países integrantes do Mercosul comprarem juntos remédios estratégicos. O acordo havia sido assinado há alguns meses, mas foi firmado na última sexta-feira, 11 de setembro. Ele prevê também a criação de um banco de preços de medicamentos para que os países tenham maior poder de negociação – saibam os valores negociados com os outros governos.

O objetivo é comprar os remédios com preços mais em conta, pois serão adquiridos em grande quantidade. Isso porque os preços cobrados pelos laboratórios fabricantes chegam a variar em até cinco vezes, de acordo com a escala comprada.

A primeira compra será de medicamentos para o tratamento de hepatite C e de aids, e está programada para outubro.

Como funcionará
São signatários deste acordo: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Equador e o Suriname. Cada um desses países definiram os medicamentos prioritários para compra.

O banco de preços do Mercosul terá a função de reunir detalhes sobre as compras de medicamentos e equipamentos feitas pelos ministérios da Saúde da América do Sul. Esse sistema terá dados como preços das últimas compras, quantitativos, fornecedores, entre outros. O banco de preços do governo brasileiro servirá de modelo para a base de dados regional.

Agência CNM, com informações da EBC

 

Notícias relacionadas