Notícias
12/07/2019
Painel aborda experiência exitosa no Turismo de Capitólio (MG) e importância da governança
O caso de sucesso do Turismo que transformou a cidade de Capitólio em uma referência no país e explicações sobre a governança em políticas públicas para o Turismo fizeram parte das palestras do prefeito da cidade anfitriã do Seminário Nacional de Governança para o Turismo, José Eduardo, e de outros especialistas no tema. A plenária ocorreu na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, e prendeu a atenção do público na cidade mineira.
Capitólio possui menos de 10 mil habitantes, mas mesmo assim se consolida cada vez mais no cenário nacional e internacional de destinos turísticos mais procurados pelos turistas. “O nosso grande desafio foi estabelecer tanto na esfera pública quanto na privada a busca de um padrão de excelência na oferta dos serviços turísticos”, disse o gestor.
Segundo o prefeito, essa evolução só foi possível após a apresentação de uma proposta há seis anos em que pretendia a recuperação da autoestima da população e possibilitar que a cidade tivesse condições para receber o turista com qualidade. O desenvolvimento turístico, na avaliação do gestor, só foi possível porque englobou eixos voltados à gastronomia, infraestrutura e atrativos.
Para isso, a prefeitura definiu ações institucionais que estimularam o projeto. Foram realizadas capacitações, investimentos prioritários na infraestrutura urbana e equipamentos públicos, visitas técnicas e estímulo à iniciativa privada. Uma parceria firmada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) contribuiu para mudar o entendimento de agentes públicos e privados.
A modernização da estrutura de arrecadação tributária foi outro ponto do projeto, sendo primordial para alavancar a arrecadação sem aumento de impostos. A criação e adequação de legislações como, por exemplo, a Lei Geral do Turismo e decretos foram outros destaques anunciados pelo prefeito.
Resultados
Os resultados foram aparecendo e hoje a cidade tem reconhecimento nacional. Em 6 anos, a arrecadação do Município dobrou e saltou dos R$ 19 para R$ 38 milhões. A melhoria da infraestrutura urbana da cidade oferecida aos turistas e à população, melhoras significativas nos serviços turísticos, a oferta de empregos e renda também foram consideráveis.
Governança
Essencial para o desenvolvimento do Turismo, a governança e o controle nortearam a apresentação do auditor de contas do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Valtuir Pereira Nunes. O palestrante elencou alguns passos que levam a uma gestão eficiente por meio da boa governança e isso, na avaliação do especialista, passa necessariamente pela transparência. “A sociedade tem que conhecer quais são os projetos da prefeitura, qual é o orçamento do Município e quanto será investido, inclusive no Turismo para planejar o que deve ser feito”, argumentou.
A auditoria interna, gerenciamento de riscos, monitoramento, auditoria interna, diretrizes na prestação de contas, estabelecer metas também foram lembrados pelo palestrante como caminhos para boa governança. O auditor concluiu sua exposição ao abordar os tipos de controle, passando por abordagens dos controles interno, externo, judicial, fiscal e eletrônico.
O painel também teve a participação do representante da Associação Brasileira de Construtora de Barcos e Implementos que abordou a importância da cadeia náutica em Municípios com potencial turístico, do representante da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais (Setur-MG), Márcio Ribeiro; e do prefeito de Carmo do Paranaíba (MG), César Caetano, que trouxe uma experiência exitosa no Turismo da sua cidade.
O Seminário Nacional de Governança para o Turismo é promovido pela CNM em parceria com a AMM e a prefeitura de Capitólio. Ainda conta com o apoio institucional do Sebrae. A programação do evento continua ao longo desta sexta-feira, 12 de julho.
Por Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Notícias relacionadas

