Notícias
03/05/2017
Pacote de medidas é lançado e disponibiliza ações para capacitar trabalhadores na área de Turismo
Com o objetivo de estabelecer ações para fortalecer o turismo brasileiro, foi lançado na semana passada o Brasil + Turismo, um pacote de medidas para o setor. Uma das ações previstas é a capacitação dos trabalhadores do turismo. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), as ações têm como finalidade trazer soluções técnicas para gargalos históricos, qualificar os trabalhadores e aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, além de gerar emprego e renda.
Segundo estudos da Pasta, mais de 80% indicam que o país tem potencial para explorar o turismo como uma alavanca para a economia. Porém, 60% dos brasileiros avaliam que aproveitamos pouco esse patrimônio. Para atender a demanda do setor, o Ministério do Turismo investirá em três frentes: MedioTec Turismo, Brasil Braços Abertos e o Programa de Qualificação Internacional em Turismo.
No MedioTec Turismo, os estudantes serão contemplados com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens. Para 2017 serão disponibilizadas 10 mil vagas para alunos de escolas públicas brasileiras. A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.
Serão oferecidos sete cursos - técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar - nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.
Curso online
Pensando em atingir um número ainda maior de profissionais de turismo interessados em atualização profissional, mas que não dispõe de horário fixo para as aulas, o Ministério do Turismo lançou, no início de abril, o “Brasil Braços Abertos”. Trata-se de uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância e em ambiente digital, com oferta de 80 horas de aulas online para profissionais que trabalham no atendimento direto aos turistas, como atendentes de hotéis, taxistas, quiosqueiros e bartenders. As inscrições para 2017 poderão ser feitas até 30 de setembro.
O aluno realizará o curso por meio de celular, tablet ou notebook e contará com videoaulas e jogos educativos. Os interessados podem acessar a plataforma pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br e as aulas deverão ser concluídas até o dia 30 de dezembro.
Intercâmbio
Os estudantes brasileiros também contarão com a possibilidade de aprimoramento fora do país. Um acordo de cooperação assinado em fevereiro entre o MTur e a Embaixada do Reino Unido no Brasil estabeleceu uma cooperação de médio e longo prazo no campo do turismo e hospitalidade.
A iniciativa prevê o envio, em 2018, de 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas e privadas para até três meses de treinamento no Reino Unido. A seleção dos estudantes deverá ser feita no primeiro semestre deste ano. O MTur investirá R$ 5 milhões no programa. A proposta é complementar a formação dos estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalidade.
Mais informações acesse aqui
Agência CNM, com informações do MTur
Notícias relacionadas

