Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Onze prefeituras recebem Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Notícias

21/11/2006

Compartilhe esta notícia:

Onze prefeituras recebem Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Agência CNM

A Organização não-governamental (ONG) Ação Fome Zero entrega nesta quarta-feira, 22, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, a onze prefeituras. O concurso que está na terceira edição bateu recorde de municípios participantes. Foram 610 inscritos, 38 finalistas e 11 vencedores. Em 2005, 311 prefeituras concorreram e em 2004, 383. A cerimônia de premiação será no Hotel Bay Park, às 18h30. 

Segundo a diretora da Ação Fome Zero, Fátima Menezes, o prêmio pretende disseminar boas práticas na administração do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), mais conhecido como merenda escolar. “O prêmio é importante porque destaca as melhores práticas e incentiva o gerenciamento correto dos recursos públicos”, afirma a diretora. O Pnae é um programa do Ministério da Educação (MEC) que distribui R$ 0,22 por dia de refeição para cada aluno do ensino fundamental, pré-escolas e creches e R$ 0,44 para estudantes de escolas indígenas e quilombolas.

Quatro critérios foram avaliados pela comissão julgadora: controle social, desempenho financeiro, valor nutricional e desenvolvimento local. Entre os indicadores analisados, estão a representatividade e a atuação dos conselhos de alimentação escolar, responsáveis por administrar a aplicação dos recursos destinados pelo MEC para a merenda; e a preocupação das prefeituras em estimular o desenvolvimento regional. Iniciativas individuais, como a implantação de hortas escolares e a capacitação de merendeiras, também são levadas em consideração pela comissão. “As prefeituras que adquirem alimentos de produtores locais estão estimulando a economia do município e ganham pontos na avaliação”, explica Menezes.

O prêmio é simbólico (um troféu) e as iniciativas serão publicadas em um livro que será distribuído para todas as prefeituras do país e utilizado em cursos promovidos pela ONG Ação Fome Zero.

A ONG Ação Fome Zero apóia ações de redução da pobreza por meio de projetos com enfoque em segurança alimentar. O prêmio faz parte do projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, que pretende garantir que os recursos públicos da merenda sejam efetivamente gastos com alimentos de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública.

Com informações do Ministério da Educação


Notícias relacionadas