Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / OMS lança novo manual para fortalecer sistemas de saúde oferecido às mulheres vítimas de violência

Notícias

27/11/2017

Compartilhe esta notícia:

OMS lança novo manual para fortalecer sistemas de saúde oferecido às mulheres vítimas de violência

27112017 MulherOMSA Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física e/ou sexual, cometida principalmente pelo parceiro. De olhos nos números, a Organização lançou um manual para ajudar os gestores de saúde e políticos a fortalecer os sistemas de saúde e aumentar a qualidade de atendimento oferecida às mulheres sujeitas à violência.

O manual traz orientações aos gestores de saúde, além de planejamento, gerenciamento e monitoramento de serviços aos formuladores de políticas. Os prestadores de serviços de saúde, recebem as mulheres vítimas de violência, devendo atende-las com empatia. Para tal, os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos a fim de que as mulheres recebam cuidados de alta qualidade, além de respeito.

Uma questão de desigualdade de gênero, a violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública, além de grave violação aos direitos humanos. A violência traz consequências imediatas e de longo prazo.

Clique aqui para ter acesso ao manual

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher
O novo manual da OMS foi lançado no dia 25 de novembro, que marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data é, ainda, acompanhada por 16 dias de ativismo contra a violência baseada em gênero – até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos (no Brasil. Durante esse período, as pessoas são encorajadas a usar laranja e vários edifícios estão sendo iluminados pela mesma cor, simbolizando um futuro sem violência.

CNM pelo fim da violência contra a mulher no ambiente de trabalho
Nos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Confederação Nacional de Municípios lançou a campanha com o tema Somos Todas Responsáveis! #ChegaDeAssédioNoTrabalho, que traz à tona a importância de se debater sobre assédio moral e sexual no ambiente laboral. A CNM convoca todas as prefeituras a aderir a essa mobilização e debater o tema em seus Municípios, principalmente dentro dos órgãos públicos.

Leia Mais
16 Dias de Ativismo: CNM lança campanha contra assédio de mulheres no ambiente de trabalho


Notícias relacionadas