Notícias
19/05/2015
OMS inlcuiu 16 novos medicamentos na lista de prioritários para o tratamento de câncer
Dezesseis novos medicamentos contra o câncer foram incluídos na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais para adultos e crianças. A decisão foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, agora, esses medicamentos se tornam prioritários para o tratamento oncológico. Ao todo, a lista possui 46 fármacos, que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países.
A inclusão foi baseada em estudo feitos com uma equipe de médicos especializados. A lista foi criada em 1977 e desde então está foi a maior adição de medicamentos. “Ela inclui alguns medicamentos que já são genéricos, mas também de alguns de alto custo, como o trastuzumab, o imatinib e o rituximab, que são usados para tratamento de câncer de mama, mieloide crônica e linfoma, respectivamente”, explica o um dos líderes do estudo, Gilberto Lopes.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vários dos medicamentos recém-incluídos na lista, mas alguns são restritos a tratamentos específicos. O trastuzumab é um exemplo, pois é usado apenas no pós-cirúrgico, para prevenir que a doença volte.
Agência CNM, com informações do Portal Brasil