Notícias
14/07/2014
OMS: gripe afeta gravemente 3,5 milhões de pessoas por ano
Durante o inverno, é comum o aumento no número de casos de problemas respiratórios. Crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos são os mais afetados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, por ano, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas.
As doenças respiratórias que guardam relação com mudanças climáticas são, na maior parte das vezes, as infecciosas, causadas por vírus e, em segundo lugar, por bactérias. Os vírus são responsáveis pela gripe - também chamada de influenza - e pelo resfriado, enfermidade que apresenta sintomas parecidos aos da gripe, mas com intensidade menor.
Os fatores responsáveis pelo maior desenvolvimento de vírus e bactérias nessa época do ano são diversos - o frio não é o principal responsável, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
Diferentemente da gripe, que conta com uma vacina que reduz bastante a possibilidade de infecção, os resfriados são causados por pelo menos 200 vírus diferentes, e outras formas de prevenção devem ser adotadas.
Tratamento
Adquirir uma gripe ou resfriado, apesar de todos os incômodos causados e das noites mal dormidas, não é motivo para pânico. Existem diferentes formas de tratamento, a começar pela mais conhecida: muita água e repouso.
Quando surgem complicações graves como a bronquite, que pode causar falta de ar e evoluir para uma pneumonia, é importante buscar ajuda especializada, recomenda a Asbai.
Segundo Asbai, 30% da população brasileira tem rinite alérgica e 15% são asmáticos, doença que, anualmente, é responsável pelo óbito de cerca de 2,5 mil brasileiros.
Da Agência CNM, com informações da Fundação Oswaldo Cruz