
Notícias
28/03/2006
Oficinas ajudam municípios pequenos a usufruir dos programas do MEC
Agência CNM
O Ministério da Educação (MEC) fez, a segunda oficina no estado do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira, 24, em Bagé, na sede da Universidade do Pampa (Unipampa). Os participantes, foram esclarecidos sobre os principais programas do ministério que atendem os municípios. Nesta quarta-feira, 29, acontece o último encontro de gestores municipais do estado em Cruz Alta.
Um dos exemplos é o programa de Educação Inclusiva e Direito à Diversidade, coordenado pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), que busca a educação inclusiva a partir da formação de gestores e educadores para inclusão de alunos com necessidades especiais. Segundo a prefeita de São José do Polêsine, Valserina Gassen, que representou a Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), “As oficinas são mais do que a possibilidade de integração entre os municípios e o Ministério da Educação, são a oportunidade para conhecer os projetos e depois buscar os recursos, especialmente para os municípios menores”, disse.
De acordo com o diretor da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Armênio Schmidt, a idéia é que as oficinas ajudem os municípios pequenos a conhecer os projetos e buscar recursos. “Constatamos no início que apenas as 300 maiores cidades do país apresentavam projetos. Hoje, os pequenos municípios entraram no processo. Apenas em uma secretaria do MEC, passamos de mil para cinco mil projetos apresentados”.
Durante o encontro, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresentaram dados sobre o crescimento dos repasses do salário-educação, dos convênios e do número de municípios conveniados no estado.
Reprodução autorizada mediante citação da fonte
Notícias relacionadas


