Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Oficina em Fortaleza irá avaliar metodologia e perdas do Garantia Safra

Notícias

24/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Oficina em Fortaleza irá avaliar metodologia e perdas do Garantia Safra

Aprece A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), promove uma oficina para construir alternativas metodológicas de verificação de perdas do Programa Garantia Safra. A atividade será no dia 2 de agosto, das 9h às 17h, na sede da APRECE, em Fortaleza.

Trata-se de uma preocupação das duas entidades garantir os direitos dos agricultores e agricultoras familiares dos Municípios que recebem os subsídios do Programa, em decorrência da seca que se prolonga no Estado do Ceará, assim como nos demais estados do Semiárido Brasileiro desde 2012.

Com a crise em vista, a oficina tem como objetivo debater e construir conjuntamente a reavaliação metodológica e a atualização dos indicadores de referência estabelecidos para fins de concessão do benefício. Como parte do processo, pretende-se calcular com mais fidelidade as reais perdas dos agricultores familiares prejudicados com a estiagem.

Além da defasagem dos níveis de referência para a produtividade agrícola esperada, constataram-se problemas de interpretação da variabilidade espacial e temporal dos dados de pluviometria em vários Municípios.

A Aprece e a CNM se colocam à disposição para esclarecimentos, por meio das áreas técnicas de Desenvolvimento Rural, nos telefone (85) 4006-4021 e (61) 2101-6654.

Confira a programação da oficina:
Manhã
09h - 09h30: Abertura - Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula, presidente da APRECE
09h30 - 10h: Palestra “Índice de produtividade x Índice de perda”, com Dra. Patrícia Lima (UFC/DEA)
10h - 10h30: Palestra “ISAV e suas limitações: escala e veranicos”, com Dr. Eduardo Sávio (FUNCEME)
10h30 - 11h30: Mesa redonda e debate entre palestrantes e representantes da SEAD, CEMADEN, IBGE e SDA/Ematerce
11h30 - 12h: Perguntas da plateia

Intervalo 12h00 -13h30

Tarde
13h30 - 15h30: Grupos de Trabalho (GT) sobre índice de perda e índice de seca para elaboração de propostas de alternativas metodológicas
15h30 - 16h30: Apresentação e sistematização dos trabalhos
16h30 - 17h: Definição dos encaminhamentos e encerramento

Com informações da Aprece


Notícias relacionadas