Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Oferecer uma educação de qualidade será desafio para os novos gestores

Notícias

27/10/2016

Compartilhe esta notícia:

Oferecer uma educação de qualidade será desafio para os novos gestores

Agência CNM/LAROferecer uma educação infantil de qualidade deve fazer parta das metas dos prefeitos que assumirão as 5.568 prefeituras do Brasil a partir de 1.º de janeiro de 2017. Os Municípios terão série de obrigações que devem ser cumpridas, de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A demanda foi abordada pela técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mariza Abreu, nesta quinta-feira, 27 de outubro, durante o evento Seminário Novos Gestores da região Sudeste.

Mariza abriu apresentação explicando o que, na área de Educação, é de competência dos Municípios. “Pela legislação da Educação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – há uma distribuição de tarefas e cabe aos Municípios a oferta educação infantil e aos Estados e Municípios a gestão do ensino fundamental”, explicou.

“Vocês tem uma tarefa que é ampliar a oferta de educação infantil e com qualidade e melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental”, esclareceu a técnica mostrando aos gestores presentes algumas tabelas que apontam números sobre a educação no Brasil.

Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é o recurso financeiro que financia a educação básica. O grande desafio, segundo a técnica, é ter qualificação das escolas e valorização dos profissionais com um recurso que não corresponde com a realidade do País.

Além disso, de toda receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) 25% é destinado para a área de Educação, conforme determinação constitucional. Porém, muitos gestores chegam a gastar mais de 70% do Fundeb com folha de pagamento dos servidores do magistério.

Mariza explicou ainda sobre como são calculados os recursos e que muitos Municípios arrecadam mais e recebem menos, e vice-versa.

Ao final da palestra a especialista recomendou aos gestores que, ao iniciarem seus mandatos, façam primeiramente um diagnóstico da educação municipal e que fiquem atentos as orientações da CNM.


Notícias relacionadas