
Notícias
25/07/2008
O Programa Escola Ativa completa 10 anos
Agência CNM
Com o objetivo de fortalecer o atendimento aos alunos das escolas do campo que, muitas vezes, funcionam com classes multisseriadas onde alunos de diferentes idades e séries dividem a mesma sala de aula com o mesmo professor, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC) criou, há 10 anos, o programa Escola Ativa.
O Programa existe desde 1998 e tem como objetivo combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Escola Ativa também pretende melhorar a qualidade do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) da rede pública, reduzir a distorção de idade por série e aperfeiçoar o nível de aprendizagem.
A metodologia exclusiva adotada pelo Programa é destinada às classes multisseriadas da zona rural que reúne trabalho em grupo, auto-aprendizagem, ensino por meio de livros didáticos específicos, participação da comunidade, acompanhamento de alunos, além da formação continuada dos professores.
Adesão
A adesão ao Escola Ativa requer solicitação da prefeitura municipal, assim, caso haja interesse de implementação do programa, o município deve preencher o formulário de informações cadastrais disponível no portal do MEC.
Na adesão, os municípios devem comprometer-se a nomear um coordenador, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, para tratar dos assuntos relativos ao programa, dispor uma equipe para prestar apoio técnico e pedagógico aos professores, garantir a formação continuada às equipes escolares que integram o programa e o padrão mínimo de funcionamento das escolas (ambiente adequado às atividades educacionais).
Os municípios que aderirem ao Escola Ativa terão garantidos qualificação para coordenadores e professores na metodologia do Programa, Guias de Aprendizagem e kits pedagógicos e realização de atividades de monitoramento às escolas.
A adesão dos municípios é voluntária e as escolas que quiserem participar têm até 2010 para aderirem ao programa.
Leia também
CNM confirma impacto adicional de R$ 2,4 bi para municípios abaixo do piso
Contagem regressiva para adesão ao PDDE
Notícias relacionadas


