Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Novos critérios internacionais mudam as notificações de casos de microcefalia

Notícias

02/03/2016

Compartilhe esta notícia:

Novos critérios internacionais mudam as notificações de casos de microcefalia

02032016_aumentocasos_PrefRJO protocolo de notificação da microcefalia será modificado e agora irá seguir novos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Serão notificadas como casos suspeitos de microcefalia meninas que nascerem com o perímetro cefálico menor que 31,5 centímetros e meninos com menos que 31,9 centímetros. Estas medidas são um indício de que a criança tem microcefalia, uma malformação irreversível no cérebro. Para a confirmação do diagnóstico, são necessários exames que mostrem que o cérebro está comprometido.
 
Inicialmente, o Ministério da Saúde (MS) usava 33 centímetros como ponto de partida. Em seguida, passou a adotar os critérios da OMS e começou a notificar como casos suspeitos meninos e meninas com menos de 32 centímetros de perímetro cefálico. Este ainda é o critério usado.
 
Parcerias internacionais
Atualmente, o Brasil tem parcerias com os Estados Unidos em várias vertentes. Entre elas, o desenvolvimento da vacina contra o vírus zika, de tratamentos para a infecção e também de tecnologias de combate ao mosquito Aedes aegypti.
 
Da Agência CNM, com informação da Agência Brasil

Notícias relacionadas