
Notícias
15/12/2008
Novo ajuste do Fundeb começou dia 10 de dezembro
Agência CNM
O ajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referente a redistribuição da complementação da União do exercício de 2007 teve início no dia 10 de dezembro. O ajuste, publicado pela Portaria 1462/2008, é conseqüência da verificação das receitas disponibilizadas e distribuídas no Fundeb e as efetivamente realizadas, após a apresentação dos balanços anuais dos governos estaduais, em que constatou-se um débito de R$ 733,2 milhões que deixaram de ser repassados pelos estados ao Fundo.
Por esta razão, o montante de recursos do Fundo, o valor aluno/ano e o valor mínimo nacional, bem como a distribuição da complementação da União entre os Fundos tiveram de ser recalculados face à diferença financeira constatada.
Portanto, muitos municípios estão tendo lançamentos a crédito e/ou a débito nas contas do Fundeb, tanto em relação aos recursos da complementação federal como os devidos pelos governos estaduais.
Dessa forma, é importante que os municípios acompanhem os lançamentos do ajuste, e os que têm receitas a receber do governo estadual cobrem a execução do acerto financeiro, para que possam receber o que lhes é devido.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os municípios estão sendo duplamente penalizados, tanto pelo Ministério da Educação que deixou de cumprir a lei do Fundeb em relação ao prazo para realização do ajuste, quanto pelos estados que disponibilizaram para o Fundeb receitas a menor do que as efetivamente arrecadadas. Com isso, os municípios tiveram em 2007 menos recursos para investir na educação e não têm a garantia de recebimento desses valores.
Nota Técnica da CNM sobre o ajuste aqui
Portaria 1.462/2008
Anexo da portaria 1.468/2008
Demonstrativo financeiro da redistribuição dos recursos do Fundeb 2007 nos municípios por estado
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Notícias relacionadas


