Notícias
03/11/2014
Novembro Azul: o mês é dedicado a alertas sobre o câncer de próstata
Depois do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, monumentos brasileiros começam a ser iluminados para o Novembro Azul. Este mês é dedicado aos alertas em relação a uma doença que afeta os homens: o câncer de próstata. O Congresso Nacional, como no ano passado, aderiu à campanha e trocará a cor rosa, do mês anterior, pelo azul, que ficará nos próximos 27 dias.
A iluminação do Parlamento ocorrerá nesta segunda-feira, 3 de novembro, quando também é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem. O Novembro Azul busca incentivar os homens a fazerem os exames preventivos, para que, no caso de resultado positivo, o câncer possa ser diagnosticado e tratado rapidamente.
O Movimento Novembro Azul é promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem. A campanha nasceu na Austrália e foi expandida para inúmeros países em todo o mundo.
Câncer de próstata
Homens com mais de 65 anos estão na faixa etária onde há mais diagnósticos positivos. Mas, quando há registros na família, a probabilidade de ela ser diagnosticada mais cedo aumentam. O estilo de vida e alimentação inadequada – à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos –, também podem interferir no surgimento da doença.
O câncer de próstata demora a se manifestar, por isso a importância dos exames preventivos com frequência para que ele não seja descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Para isso, é recomendada a consulta com um urologista.