Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Nova diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

Notícias

06/05/2014

Compartilhe esta notícia:

Nova diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

DivulgaçãoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou o XVI Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado em Cuiabá (MT) entre os dias 27 e 30 de abril. O evento contou com a participação de cerca de 2.100 gestores municipais e técnicos da área de Assistência Social.

A programação contou com oficinas temáticas que abordaram temas como: reordenamento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, gestão orçamentária e financeira, atualização da legislação municipal, com mesas redondas que trabalharam assuntos contemporâneos à Política de Assistência Social como o Pacto Federativo Brasileiro e o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Destaca-se o lançamento do estudo: “Consolidação do Suas: Expressões da gestão municipal do sistema único descentralizado e participativo de proteção social não contributiva”, um estudo realizado pelo Congesmas e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC de São Paulo). Ele foi coordenado pela professora Aldaíza Sposati, com uma abordagem bastante pontual sobre a perspectiva municipal da estrutura, gestão e financiamento da Política de Assistência Social nos Municípios.

Nova diretoria
O encerramento do encontro foi marcado pela eleição da nova diretoria do Congemas para o biênio 2014/2016, tendo como presidente, José Rodrigues Rocha Júnior de Cuiabá (MT), e vice-presidente, Ubirajara Bento Marques de Niterói (RJ).

Para a CNM o trabalho do Congemas tem contribuído significativamente para consolidação da Assistência Social como política pública garantidora de direitos, que fortalece continuamente os princípios democráticos brasileiros e as premissas do nosso Pacto Federativo, pois prima pela autonomia do ente Município, referenciando as pactuações da política de assistência social a partir da realidade dos Municípios.

Acesse aqui o estudo

Confira aqui a composição atual do Congemas

 


Notícias relacionadas