Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Normativas da Assistência Social são apresentadas em evento no Piauí

Notícias

15/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Normativas da Assistência Social são apresentadas em evento no Piauí

congemasA área de Assistência Social da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou, de forma virtual, de evento promovido nesta terça-feira, 15 de fevereiro, pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais em Assistência Social do Piauí.

Na oportunidade, as representantes da entidade apresentaram legislações e normativas que regem a área de assistência social. Inicialmente, a analista técnica em Assistência Social, Jamile Souza, reforçou que, mais do que às normativas, os gestores devem levar em consideração as particularidades de cada localidade. “A gente precisa partir das normativas, mas sabemos da dificuldade, já que cada um tem uma forma de fazer gestão”, disse.

Em seguida, a consultora em Assistência Social da entidade, Rosângela Ribeiro, apresentou as normativas que darão direcionamento ao trabalho a ser realizado. “O que vai direcionar a execução dos serviços, a forma como a gente aplica os recursos, é a Lei Orgânica da Assistência Social. Nós precisamos atender aos objetivos, princípios e diretrizes que estão colocados no marco regulatório. Para que nosso fazer profissional seja colocado de acordo com esses elementos.

Porém, a consultora lembrou que as normativas não devem conduzir, na totalidade, o trabalho nos Municípios. “Uma lista de itens não pode engessar a possibilidade de atendimento que podemos prestar ao usuário. Uma portaria não pode engessar esse processo. A gente precisa de segurança para trazer luz, mas podemos mais do que isso. Cada Município é uma potência, ninguém é uma ilha. Precisamos ocupar espaços em um ano que precisamos aprimorar sim. Algumas questões não vamos superar sozinhos. É necessário um trabalho intersetorial e interdisciplinar. Certos instrumentos nos engessam”, finalizou.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas

carregando