Notícias
08/04/2010
Nordeste, Minas Gerais e São Paulo entram em alerta por causa da dengue
CNM
A região Nordeste e os Estados de Minas Gerais e São Paulo foram colocados em alerta pelo Ministério da Saúde como áreas que apresentam um crescimento preocupante nos casos de dengue registrados.
Há um mês, até o dia 6 de março, Minas Gerais registrou 48.723 ocorrências contra 19.652 no mesmo período do ano passado. São Paulo apresentou aumento de 1.114% no início do ano: aumento de 978 casos em 2009 para 11.875 em 2010.
Os especialistas atribuem o aumento nos casos em razão das fortes chuvas e ao calor. A Região Nordeste, principalmente Alagoas, por exemplo, passou a ser monitorada pelo Ministério por causa do início da época de chuvas, a partir do mês passado. A alta umidade facilita a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.
Diante deste quadro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça o pedido para que os gestores locais intensifiquem as ações de prevenção. Em março, por exemplo, a entidade divulgou em seu informativo mensal, enviado a todas as prefeituras, dicas de como alertar e proteger a população.
Entre os conselhos, destaque para a capacitação de profissionais para o atendimento a casos suspeitos e o desenvolvimento de ações preventivas com a comunidade. A definição de unidades de atendimento – e como o paciente será tratado na rede de Saúde municipal – e o registro e investigação de casos também estão entre as prioridades.