Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / No Dia Nacional do Teste do Pezinho CNM alerta para necessidade do exame

Notícias

06/06/2014

Compartilhe esta notícia:

No Dia Nacional do Teste do Pezinho CNM alerta para necessidade do exame

Pref.Olinda (PE)A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, costuma ser realizada na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, entre o 3.º e o 7º dia de vida. O dia 6 de junho foi instituído como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para lembrar a data a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a necessidade do exame.

O exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

A CNM explica que na rede pública e em postos de saúde de todo País, a triagem básica é gratuita, mas sua abrangência e o tipo de doenças a mais incluídas no teste variam de Estado para Estado. Em hospitais e maternidades particulares, ele geralmente é pago.

Obrigatório
O teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns Municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.

A Confederação alerta que caso a criança não faça o teste e seja portador de alguma dessas doenças e não for tratado convenientemente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental.


Notícias relacionadas