Notícias
27/09/2021
No Dia Mundial do Turismo, CNM apresenta ações para a retomada do setor
Em homenagem ao Dia Mundial do Turismo celebrado nesta segunda-feira, 27 de setembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta tarde da programação da 7ª Semana do Turismo. Promovido pela prefeitura de Manaus (AM), colaboradores da CNM apresentaram aos participantes a atuação da entidade com a retomada do Turismo no âmbito municipal.
Representando a entidade municipalista, as analistas técnicas da CNM e turismólogas Marta Feitosa e Mônica Costa, e o colaborador do Institucional Carlos Schein colocaram a entidade à disposição do público para trabalharem conjuntamente em prol do desenvolvimento do Turismo. Em sua participação, Marta Feitosa enfatizou o momento delicado vivenciado pelos gestores com a pandemia e queda na arrecadação, mas ressaltou que a Confederação foi uma das precursoras na definição de orientações para auxiliar os gestores com o retorno das atividades turísticas. “Em momento algum se falava em retomada do Turismo quando a CNM trouxe essa temática de forma pioneira. Nós promovemos cursos para os novos gestores em ambiente virtual. Fizemos lives e disponibilizamos materiais para orientar os gestores. Também temos pautas já conversadas com o Ministério do Turismo que prioriza os Municípios”, informou a municipalista.
Os colaboradores da CNM também explicaram o papel da entidade para contribuir com incremento do Turismo nos Municípios e orientações que podem gerar receitas. Uma delas é o turismo rural, que tem apresentado tendência de crescimento e com muitos Municípios do Amazonas com potencial. Nesse aspecto, Mônica Costa listou alguns dos projetos que tramitam no Congresso e contam com a articulação da CNM quanto a essa temática.
Dentre eles, o Projeto de Lei (PL) 4.030/2020, que inclui a exploração do turismo rural como fonte de arrecadação, permite que agricultores sejam prestadores de serviços com cadastros simplificados e torna o produtor rural como prestador de serviços turísticos. Ainda foi anunciado que a entidade vai produzir uma cartilha para esclarecer todas as dúvidas sobre o turismo rural e os gestores receberam mais informações em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro.
Outros direcionamentos
As colaboradoras ainda direcionaram ações que podem ser adotadas pelos gestores como técnicas de fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, criação de novos roteiros e valorização da experiência local, buscar integração na região e roteiros integrados, acessos à Plataforma Êxitos e às cartilhas da área técnica de Turismo.
Ao encerrar a participação da CNM no evento, Marta Feitosa destacou alguns projetos que devem ser implantados nos próximos meses pela entidade que deve beneficiar os gestores e outros agentes municipais da região Norte. “Vamos promover a qualificação técnica para que consigam avançar. A região norte é uma protagonista na nossa ação. Existe um roteiro que a gente está construindo chamado Amazônia no Mundo Legal. Peço também a quem tiver casos de sucesso e prática de turismo que entre em contato conosco. A CNM ainda vai criar um espaço que congregue muitas informações”, adiantou.
Por: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias