Notícias
07/04/2016
No Dia Mundial da Saúde, CNM destaca dicas para prevenção e controle de diabetes
A população do planeta celebra nesta quinta-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A data comemorativa do maior bem do ser humano foi instituída para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o corpo e a mente saudáveis. A celebração de hoje é importante para alertar os cidadãos por meio de campanhas de conscientização os riscos e medidas de prevenção de doenças. O combate à diabetes é o tema deste ano.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a doença cresce entre a população mundial, principalmente em países de baixa e média renda. A diabetes é uma doença crônica que incapacita o corpo de produzir ou de empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.
O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que é obtida por meio dos alimentos, como fonte de energia. A diabetes é classificada em modalidades do Tipo I, Tipo II e a Gestacional. Entre os principais fatores de risco para contrair a doença estão a pressao alta, colesterol alterado, obesidade, síndrome de ovários policísticos, apnéia do sono, distúrbios psiquiátricos e doenças crônicas.
Dicas saudáveis
A CNM recomenda que toda pessoa, independente de contrair diabetes, precisa ter uma alimentação saudável e regular a quantidade de doces e gordura ingeridos. Esse hábito contribui para manter o peso que é considerado saudável.
A entidade também aconselha que procurar emagrecer ajuda muito no controle da doença, no caso de a pessoa com diabete esteja acima do peso considerado ideal para o seu biotipo. Nesse contexto, perder de 10% a 15% de excesso de peso já contribui significativamente para uma vida mais saudável.
Outra orientação da Confederação é a prática regular de exercícios físicos para baixar as taxas de glicemia. A explicação é no sentido de que o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior quando a pessoa gasta energia.
Outro benefício já comprovado por meio de pesquisas é que a prática de atividades físicas favorece o humor, o sono e a disposição para outras ações do dia a dia. Ainda contribui para evitar doenças cardiovasculares e até degenerativas.
Durma bem
O sono é tão importante como se alimentar e beber água. As pessoas que dormem um tempo inferior ao adequado ganham peso com mais facilidade e podem desenvolver não só diabetes como também a depressão.
A Confederação lembra que hábitos simples favorecem a saúde e devem ser implementados no dia a dia para uma qualidade de vida melhor. A CNM reitera que não diagnosticar a doença não significa necessariamente que a pessoa esteja saudável. Por isso, os cuidados e os monitoramentos contínuos são importantes e necessários.