Notícias
13/06/2016
No Dia do Turista, CNM compartilha dicas para uma viagem segura
No dia 13 de junho é celebrado o Dia do Turista. Além de fazer bem para quem viaja, o turismo também gera emprego e renda nas cidades brasileiras. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita o momento para compartilhar orientações sobre os direitos dos viajantes antes, durante e depois da viagem.
Contratar prestadores de serviços turísticos formalizados é a primeira delas. Como reforça o Ministério do Turismo, as agências, meios de hospedagem, transporte e guias de turismo precisam estar legalizados. Vans que transportam turistas, por exemplo, devem ter o adesivo verde com seu número de inscrição junto ao Ministério colado na lataria do automóvel.
Na chegada ao hotel, é fundamental preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), visto que ela é o contrato com o meio de hospedagem. Os visitantes devem buscar conhecer as normas de conduta do estabelecimento quanto a furtos, objetos perdidos, saídas de emergências, horários de check-in e check-out, além de outras informações úteis.
Para os portadores de necessidades especiais, o órgão sugere que o comunicado seja feito, pelo menos, com 48 horas de antecedência aos prestadores de serviço.
Independente se a viagem for de ônibus ou de avião, deve-se guardar sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a garantia do passageiro no caso de extravio ou dano na bagagem.
Problemas?
Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, o Ministério sugere que o turista procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon) para fazer sua reclamação. Para isso, ele deve ter em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes são válidos.
Notícias relacionadas

