Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Neste sábado será o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Brasil

Notícias

11/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado será o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Brasil

Zé Gotinha - Ascom/MSMais de 36 mil salas de vacinas espalhadas por todo Brasil vão abrir as portas neste sábado, 12 de maio, para a mobilização nacional de vacinação contra a influenza, mais conhecido como Dia D contra a gripe. O público-alvo são as pessoas com mais vulnerabilidade à doença: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há, no máximo, 45 dias), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha de imunização começou no dia 23 de abril e se estende até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Para imunizar todas essas pessoas, foram disponibilizadas cerca de 60 milhões de doses da vacina que, este ano, protege contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Pacientes com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizados. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a atuação dos governos locais é fundamental para garantir o sucesso da mobilização, que prevê reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus Influenza. A entidade lembra que a prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado, com as seguintes ações:

• evitar manter contato muito próximo com pessoa infectada;
• lavar frequentemente as mãos com água e sabão e evitar colocar as mãos no rosto, principalmente, na boca;
• ter sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos estejam sempre esterilizadas;
• manter hábitos saudáveis, com alimentação baseada em bastante verduras e frutas;
• beber bastante água;
• não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e
• se achar necessário, utilizar máscara para proteger de gotículas infectadas que possam estar no ar e evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

A CNM aponta para a reponsabilidade dos gestores municipais de disporem de ambiente adequado, materiais e insumos suficientes, equipe qualificada para as campanhas de vacinação, assim como na continuidade das ações preventivas em âmbito local.

Com informações da Agência Saúde


Notícias relacionadas