Notícias
17/09/2007
Municípios têm medicamentos a preço de custo em farmácias populares
Agência CNM
Os municípios de Araçatuba (SP), Cachoeiras de Macacu (RJ) e Montes Claros (MG) receberam unidades do programa Farmácia Popular do Brasil no dia 14 de setembro. A expectativa do Ministério da Saúde, que desenvolve a iniciativa, é de que as novas farmácias beneficiem cerca de 840 mil pessoas nas três localidades. O governo federal divulga que implantará outras 564 novas unidades até o final do ano.
Medicamentos a preço de custo estarão disponíveis para a comunidade nas novas unidades. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. As farmácias são equipadas para atender às necessidades regionais e têm aparelhos de televisão e vídeo, além de farmacêuticos e funcionários para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.
Segundo o ministério, as farmácias populares oferecem, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos. A lista de produtos disponíveis nas farmácias populares atende à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e leva em consideração as prioridades nacionais de saúde, a segurança, a eficácia terapêutica, a qualidade e a disponibilidade dos medicamentos.
Com informações do Ministério da Saúde