Notícias
05/12/2008
Municípios são selecionados para receberem unidades do CRAS
Agência CNM
Uma terceira expansão do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) está prevista para este ano. De acordo com o governo, esta expansão compreende a implantação de mais Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – 115 em 48 municípios pré-selecionados. Para receber o Centro, o município deve manifestar, oficialmente, interesse no co-financiamento da União a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 12 do mesmo mês.
Além desta primeira etapa, que consiste em aceitar a partilha de recursos e os compromissos com a implantação do serviço, chamada “aceite”, as administrações municipais também terão que demonstrar capacidade e condições de implantação do Paif/CRAS, preenchendo a ficha de monitoramento da implantação dos Centros.
O CRAS prevê, segundo o MDS, ações e serviços que busquem a inclusão social de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O governo federal entra com investimento de R$ 990 mil/mês e os municípios com a contrapartida.
Incentivo
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da Área Técnica Desenvolvimento Social, recomenda que os municípios selecionados para a implantação dos novos CRAS, se possível, manifestem-se ou aceitem o co-financiamento da União. A medida pode minimizar seus problemas sociais e maximizar a Assistência Social a pessoas com vulnerabilidade social.
Mais informações no site do MDS
Confira a lista de municípios selecionados
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)