Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios solicitam informação sobre complementação da União ao Fundeb em 2014

Notícias

07/01/2014

Compartilhe esta notícia:

Municípios solicitam informação sobre complementação da União ao Fundeb em 2014

Pref. Mogi das Cruzes (SP)A publicação no Diário Oficial da União (DOU), em 30 de dezembro de 2013, da Portaria Interministerial 19/2013, com a estimativa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2014, levou os Municípios a solicitarem informação à Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre os valores da complementação da União neste ano.

De acordo com essa Portaria, a estimativa de complementação da União ao Fundeb será de R$ 10,7 bilhões em 2014.

Neste ano, os Municípios que recebem os recursos são de dez Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Embora sem complementação da União nos últimos anos, o Rio Grande do Norte volta a receber esses recursos em 2014.

No link abaixo, encontram-se os valores estimados da complementação da União ao Fundeb em 2014 para cada um dos Municípios contemplados. 

Cronograma anual

A CNM explica que, segundo a legislação do Fundeb, no mínimo 45% da complementação devem ser repassados até 31 de julho e no mínimo 85% até 31 de dezembro de cada ano. Os 15% restantes para integralizar a complementação compreendem o ajuste a ser realizado no primeiro quadrimestre do ano subsequente. 

ABrIntegralização da complementação de 2013

Segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o repasse do resíduo para integralizar a complementação do ano de 2013 acontece em janeiro, provavelmente com o repasse da primeira parcela da complementação do ano de 2014. Por isso, os Municípios terão em suas contas do Fundo um crédito referente a dois repasses.
 

Veja aqui os valores por Estado: AL, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RN  

Notícias relacionadas