Notícias
13/09/2006
Municípios poderão receber manual para auxiliar no planejamento de ações na área de saúde sexual
Agência CNM
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lançou um manual para auxiliar os gestores municipais no monitoramento dos programas federais na área de saúde sexual e reprodutiva na rede pública. A publicação, denominada Indicadores Municipais de Saúde Sexual e Reprodutiva, contém dados demográficos referentes à saúde sobre os municípios brasileiros.
Segundo a representante da UNFPA no Brasil, Tânia Patriota, as ações na área da saúde nem sempre são implantadas pelo governo federal em todos os municípios, principalmente os menores. Desta forma, ressalta que é necessário que os gestores tenham conhecimento sobre a realidade local. “O propósito desse livro é permitir às pessoas que tomam decisão em nível municipal, conhecer a realidade desse lugar e ajustar os programas para assegurar que a população tenha cobertura e atendimento de qualidade nos serviços de saúde”, afirma.
O manual enumera indicadores que podem ser relevantes para os administradores atenderem à população. Entre eles, as ocorrências de mortalidade materna e a disponibilidade de serviços de atenção pré-natal, ao parto e de métodos contraceptivos. “Nem sempre se sabe se esses insumos chegam até o usuário. Sabe-se que há um encaminhamento dos métodos e aproximadamente quantas mulheres em idade reprodutiva precisam ou usam, mas nem sempre se sabe se as necessidades de cada grupo estão sendo atendidas”, disse Tânia.
Ela afirmou, ainda, que a divulgação do manual será feita com a ajuda do Ministério da Saúde, que está analisando a proposta de incluir o material nos trabalhos de capacitação oferecidos a gestores municipais de saúde.
Com informações da Agência Brasil