Notícias
26/03/2013
Municípios paulistas investem em centros para a terceira idade
Os idosos no Brasil representam mais de 12% da população total segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil é o sexto país do mundo em número de idosos.
Preocupados com esta parcela da população que necessita de atenção especial, os Municípios de Taboão da Serra e Araçatuba, em São Paulo, estão investindo em centros para a terceira idade.
Em Taboão da Serra, a prefeitura assinou termo para construir um Centro Dia do Idoso. O local vai acolher moradores com idade igual ou superior a 60 anos que não podem receber cuidados durante o período diurno. A unidade é para idosos em situação de semidependência, que contará com um lugar para acolhimento, proteção e convivência de membros da melhor idade. A prioridade do atendimento é para às famílias que não têm condições de dar atenção ao idoso.
Ao longo do período de permanência na casa, os participantes do programa recebem diversos cuidados, começando pela alimentação. Além disso, os medicamentos, enviados pelos familiares, serão ministrados, conforme a orientação médica aos usuários. Os idosos receberão ainda cuidados com higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, em atendimento integral e atividades de socialização e educativas.
"Vamos agora destinar um terreno e fazer o projeto para construção deste equipamento tão importante para a nossa cidade. A terceira idade passará a ter mais um local para fazer atividades, nas áreas de esporte, lazer e cultura", explicou o prefeito Fernando Fernandes.
Atualmente, Taboão da Serra conta com dois Centros de Referência do Idoso (CCI), que juntos atendem cerca de mil idosos.
A secretária de Assistência Social, Arlete Silva, afirma que a terceira idade de Taboão é muita ativa, “por isso temos investido no bem estar dessa parcela da população”, explica. A prefeitura ainda vai definir onde será construído o Centro e a expectativa é que fique pronto ainda em 2013.
Araçatuba
Em Araçatuba a prefeitura inaugurou no começo do mês de março o Centro de Integração e Valorização do Idoso (Civi). O local vai abrigar atividades variadas voltadas para os integrantes dos grupos da Terceira Idade e comunidade em geral.