Notícias
21/07/2008
Municípios participam da ação de combate à tuberculose
Agência CNM
O Ministério da Saúde lançou a Campanha de Combate à Tuberculose, dia 13 de julho, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e, com isso, a garantia do tratamento adequado e eficaz para a doença. De acordo com o ministério, a ação também deve reduzir o abandono do tratamento – causado pelo tempo de duração que são cerca de seis meses – e expandir a cobertura do tratamento supervisionado para os municípios prioritários, oferecer teste anti-HIV para 100% dos adultos com a tuberculose.
A campanha educativa, segundo o ministério, está em sintonia com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) que promove a contenção da doença no país. Para alcançar a meta, a campanha será veiculada até 26 de julho, e o ministério produziu 300 mil cartazes e dois milhões de folders, além de divulgação em rádio e televisão em todo os municipios do país.
Dados do ministerio apotam que dos 80 mil casos notificados por ano, 5 mil registram óbito e 70% dos casos estão em 315 do total de municípios. Toda a população brasileira tem direito ao diagnóstico e tratamento gratuitos no Sistema Único de Saúde (SUS), alerta o ministério.
Diagnóstico
A tuberculose está associada as más condições de vida da população e é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges - membranas que envolvem o cérebro.
Com informações do Ministério da Saúde