Notícias
10/03/2011
Municípios mineiros participam do projeto Circuito Mata Atlântica
CNM
O Município mineiro de Marliéria é um dos integrantes do roteiro Caminhos Rurais da Mata Atlântica. O roteiro faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CMAM), que integra os 24 roteiros selecionados no Brasil, e tem o objetivo de inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística da região.
Além das potencialidades de Marliéria, fazem parte do roteiro Caminhos Rurais da Mata Atlântica empreendimentos e atrativos turísticos de São Domingos do Prata, de Coronel Fabriciano, de Ipatinga, de Santana do Paraíso e de Açucena – todos em Minas Gerais.
A escolha de 24 roteiros no país foi feita por meio da seleção pública Talentos do Brasil Rural. Iniciativa que receberá financiamento de R$ 3.263.678,50 e envolve o governo federal, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência de Cooperação Alemã (GTZ).
Financiamento
Os recursos destinados ao projeto deverão ser usados para promover estudos e diagnósticos da região, para qualificação e promoção da agricultura familiar. Já os gestores dos roteiros selecionados devem elaborar um diagnóstico da atividade como diferencial competitivo; estruturar plano de ação para superar as principais dificuldades identificadas. As rotas também terão de fornecer orientação técnica e qualificação dos empreendimentos da agricultura familiar para aperfeiçoamento dos serviços oferecidos ou de suas instalações, como por exemplo cursos de capacitação, oficinas, disseminação de boas práticas e orientações para adequações das propriedades.
Marliéria, que agora inclui o roteiro Caminhos Rurais, também é um dos quatro Municípios integrantes do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (CDHL), desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Com informações do jornal Diário do Aço
Notícias relacionadas

