Notícias
05/12/2011
Municípios estão em risco de epidemia de dengue, indica levantamento
CNM
Um mapeamento feito com 561 Municípios, nos meses de outubro e novembro, mostrou que 48 estão em situação de risco para epidemia de dengue. De acordo com dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira, 5 de dezembro, há preocupantes focos do mosquito transmissor em cidades de 16 Estados, entre eles as capitais Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).
De acordo com o Liraa, além dos 48 em situação de risco de surto de dengue, 236 estão em alerta para a doença, 277 apresentam índices considerados satisfatórios. São mais de 4 milhões de pessoas nessas cidades e mais de 3,9% dos imóveis em situação de risco com larvas do mosquito.
Para o governo, a situação dos Municípios em risco é delicada porque o período intenso de chuvas – que beneficiam a proliferação do mosquito – ainda não chegou. A previsão é de que em janeiro, fevereiro, o quadro de infestação seja ainda maior.
Nas regiões Norte e Sul, os mosquitos transmissores da dengue estão concentrados principalmente no lixo, enquanto no Nordeste e no Centro-Oeste o problema está relacionado ao abastecimento de água, pois a maioria dos focos foi encontrada em caixas de água e poços.
Segundo informações do governo, no ano passado, 427 Municípios foram mapeadas no Liraa, e a intenção é fazer o estudo três vezes ao ano a partir de 2012.
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil e do G1