Notícias
09/01/2006
Municípios do Piauí terão mais cinco mil cisternas até dezembro de 2006
Agência CNM
Moradores de 60 municípios do semi-árido piauiense, por meio da implantação de cinco mil cisternas, terão mais acesso à água este ano. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS) repassou ao governo do Piauí R$ 5,6 milhões para a construção dos novos tanques.
A liberação destes recursos foi resultado da renovação do convênio de 2005 entre o MDS e o governo estadual, assinada em 23 de dezembro pelo ministro Patrus Ananias e o governador Wellington Dias. Assim, o programa, que já possibilitou a construção de 3.500 cisternas, atenderá, até o final de 2006, 8.500 famílias.
Além do monitoramento das obras, as prefeituras dos municípios beneficiados ficarão responsáveis pela identificação e mobilização para a capacitação das famílias contempladas. A população local estará diretamente envolvida na construção das cisternas. Assim, serão oferecidos cursos a 170 pedreiros que trabalharão nas obras e, ainda, 143 cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos para que as famílias façam a manutenção das unidades.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social