Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios do interior paulista adotam Consórcio para a gestão do Samu

Notícias

01/08/2013

Compartilhe esta notícia:

Municípios do interior paulista adotam Consórcio para a gestão do Samu

Ministério da SaúdeOito prefeituras da Região de São José dos Campos, interior paulista, assinaram um Consórcio Intermunicipal de Saúde para instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, o objetivo é trabalhar de maneira regionalizada e conjunta, para que um Município ajude o outro.

A Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM) questionou os custos municipais com o Samu. “Cada Município entrará com um porcentual de acordo com o número de bases. O custeio será 60% das prefeituras e 40% do governo federal. Mas, no futuro, com melhor estrutura, menor será a contrapartida municipal”, explica o secretário de Saúde de São José dos Campos, Paulo Roitberg.

O secretário diz ainda que a estrutura administrativa do Serviço será “enxuta” exatamente para que os gastos sejam baixos. A opção pelo Consórcio atende a exigência do Ministério da Saúde, conta Roitberg. “Desta forma, com todos os Municípios da região, ficou mais barato e, como associação, teremos a autonomia de contratar médicos com salários diferenciados, não é como servidor de carreira”, disse.

Pref. Guarujá (SP)Trabalho conjunto
Para o prefeito Carlinhos Almeida após o Consórcio do Samu, estes oito Municípios poderão trabalhar outras propostas que beneficiem toda a região. “Está foi a maneira de institucionalizar a parceria que já acontece naturalmente. Existe cooperação, ajuda e socorro uns com os outros”, alega  o gestor.

Carlinhos Almeida acredita que a união entre os Municípios deve proporcionar mais facilidade na obtenção de recursos para a Saúde junto ao governo federal. “A gestão conjunta também ficará mais fácil e é necessária por conta da proximidade entre as cidades”.

A assinatura do Consórcio Intermunicipal de Saúde foi feita na manhã desta quinta-feira, 1.º de agosto, e contou com a presença de sete dos oito prefeitos. São José dos Campos, o maior entre os Municípios consorciados, terá nove bases do Serviço.

O funcionamento do Samu nesta região está previsto para começar entre quatro a seis meses. Pois, após a assinatura, é preciso aprovar o projeto nas oito Câmaras Municipais de Vereadores. Depois das propostas aprovadas os Municípios podem requisitar os recursos no Ministério.

As prefeituras que formam o Consórcio são: São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Paraibuna, Monteiro Lobato, Santa Branca, Igaratá e Jambeiro.

 
 

 


Notícias relacionadas