
Notícias
28/08/2007
Municípios do Amazonas fazem pacto pela educação
Agência CNM
Quarenta municípios do Amazonas aderiram ao Compromisso Todos pela Educação, de acordo com o governo estadual. O pacto para o desenvolvimento educacional no estado foi firmado pelo governador, Eduardo Braga, e por 40 prefeitos, dia 20 de agosto. A cerimônia contou a participação do ministro, Fernando Haddad.
Segundo o ministério, dos 48 municípios avaliados no estado, 30 estão entre os 1.242 com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. O objetivo do MEC é levantar o diagnóstico da situação educacional local e elaborar os planos de ação para melhorar a qualidade do ensino no estado. Para isso, estes municípios devem receber a visita de consultores até abril de 2008.
Para o governador, o Compromisso aproxima o estado do governo federal. A expectativa é atingir a nota 5,5 no Ideb — indicador que estabelece escala de zero a dez — até 2022. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que a ação é o resgate das dívidas sociais, que passa pelo combate das desigualdades regionais brasileiras. “Não há desenvolvimento sem eqüidade”, garantiu.
Desenvolvimento
De acordo com o ministério, ao aderir o plano de metas, o estado e as prefeituras se comprometem a seguir as 28 diretrizes previstas no Compromisso, que estabelecem medidas como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento individual de cada aluno.
Com informações do MEC e do Governo Estadual
Notícias relacionadas


