Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios cumprem papel fundamental na redução da mortalidade infantil

Notícias

25/09/2008

Compartilhe esta notícia:

Municípios cumprem papel fundamental na redução da mortalidade infantil

Agência CNM

 

A atuação dos municípios foi fundamental para reduzir a taxa de mortalidade infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil atingirá a meta estabelecida em 2000 antes do prazo. Os objetivos de desenvolvimento do milênio prevêem redução de 2/3 até 2015. No Brasil, o número de mortes de crianças menores de 1 ano chegava a 43,2 a cada mil nascidos vivos na década de 90 e, em 2012 deverá ser de apenas 14,4. Um total de 66% de redução de mortes.

 

Os municípios atuam diretamente nos principais programas referentes à saúde, como Saúde da Família e Agentes Comunitários, que melhoram a qualidade e aumentam a expectativa de vida dos brasileiros. Somente em 2006 as gestões municipalistas aplicaram R$ 4,8 bilhões no Programa Saúde da Família. Segundo dados do Ministério da Saúde, o trabalho dos municípios resultou em uma média nacional de 46,4% de redução da taxa de mortalidade infantil entre 1990 e 2005.

 

No Brasil, 92,4% dos municípios contam com os trabalhos das Equipes do Saúde da Família. Ao todo são 28.669 equipes implantadas. Os Agentes Comunitários de Saúde, que hoje totalizam 223.375, cuidam da saúde básica de 89,3 milhões de brasileiros. Essa atuação direta nas comunidades está relacionada com diminuição de mortes entre crianças, principalmente em regiões precárias.

 

 

 

 


Notícias relacionadas