Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios podem aproveitar o inverno para o desenvolvimento de atividades turísticas

Notícias

28/06/2016

Compartilhe esta notícia:

Municípios podem aproveitar o inverno para o desenvolvimento de atividades turísticas

28062016_campos_do_jordo_ebcA queda acentuada nos termômetros no País atrai vários turistas e pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de ações importantes na consolidação do inverno como fonte de renda para os Municípios que costumam registrar baixas temperaturas. O início da estação mais fria do ano também marca a alta temporada de destinos turísticos de inverno que, como complemento, oferecem a cultura, história e gastronomia típicas desse segmento. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores sobre estratégias que possam motivar a visita de viajantes brasileiros e estrangeiros.

A entidade lembra que os Municípios onde as temperaturas registradas são mais frias devem pensar em incentivar o turismo de inverno por meio de um mix de componentes que agregam valor e complementam o produto turístico. Com isso, a estratégia é aproveitar o inverno e promover o comércio local como, por exemplo, a oferta de pratos típicos e bebidas.

Também podem ser oferecidos ao turista artesanato, souvenirs, festivais de música e festas populares que tenham contexto associado à estação mais fria do ano. Outra dica é que os Municípios podem aproveitar o charme da indumentária regional e ofertar hospedagens aconchegantes em pousadas rurais.

Expansão do turismo
A CNM ressalta que a exploração de atividades turísticas com característica de inverno contribui ainda para o desenvolvimento de outros Municípios vizinhos. Para isso, é necessário que essas cidades trabalhem de forma integrada na execução de estratégias que atraiam os viajantes.28062016_gramado_geada

Nesse sentido, a Confederação sugere a elaboração, de forma integrada, de um calendário de eventos de âmbito regional que enfatize as festas e promoções de maior expressão. Outra ideia é a criação de roteiros temáticos intermunicipais com atrativos potenciais. Podem ser trabalhadas ainda a prestação de outros serviços ofertados de forma organizada e integrada.

Turismo de inverno marcante
Alguns Municípios já têm o turismo de inverno implantado e são considerados roteiros consagrados. A CNM elenca alguns destinos em que os visitantes podem aproveitar o frio e conhecer a cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil no período colonial.

Nesses locais, os turistas podem aproveitar a arquitetura inspirada no modelo europeu, a história do período imperial no País e ainda degustar pratos típicos da gastronomia local.

Petrópolis (RJ) e Gravatá (PE)
O Município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, preserva documentos, esculturas e objetos que eram utilizados no século XIX no Museu Imperial, que já abrigou a família real portuguesa. A cidade também é conhecida pela arquitetura de suas igrejas, como a Catedral de São Pedro de Alcântara e pela beleza de seus palácios, como de Cristal, o Itaboraí e o Quitandinha.

28062016_petrpolisLocalizado na região da Serra das Russas, a cidade de Gravatá, em Pernambuco é conhecida como a Suíça do Agreste. Lá, a temperatura em média chega a 24ºC.  Estão entre os principais atrativos turísticos na região, a Estação do Artesão construída no século XIX e situada nas instalações da estação ferroviária da cidade. Ainda merece destaque o Alto do Cruzeiro, onde fica uma estátua do Cristo Redentor.

Bento Gonçalves (RS) e Blumenau (SC)
A cultura dos imigrantes italianos que chegaram ao Sul do País e a arquitetura com base em madeira e pedra com influência europeia do período colonial são alguns dos atrativos do Município gaúcho de Bento Gonçalves. Durante a visita, os turistas também podem conhecer as fazendas destinadas à produção vinícola e degustar uma boa bebida.

Já a cidade catarinense de Blumenau é um dos destinos integrantes da Rota da Cerveja. Lá, os visitantes têm a chance de tomar conhecimento de como é realizado o processo de produção da bebida. O legado da cultura alemã, marcante na cidade, também é retratado na arquitetura e na Oktoberfest. A festa anual é marcada pelos trajes típicos, pela degustação da cerveja e por apresentações musicais.


Notícias relacionadas