Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios intensificam ações de combate ao HIV/Aids durante este mês de dezembro

Notícias

12/12/2017

Compartilhe esta notícia:

Municípios intensificam ações de combate ao HIV/Aids durante este mês de dezembro

 EBCDiversos Municípios brasileiros promovem ações da campanha Dezembro Vermelho, que alerta para a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. No início deste mês, a campanha foi incluída no calendário nacional, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia e incentiva as políticas desenvolvidas pelos governos locais. A entidade municipalista sempre lembra que o sucesso de políticas sociais passa pela atuação dos gestores municipais.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. No Brasil, números do governo indicam redução nos casos de aids e a mortalidade provocada pela epidemia. A campanha do Ministério da Saúde (MS) deste ano trouce o slogan “Vamos combinar? Prevenir é viver” com o foco nos jovens, reforçando as diversas formas de prevenção do HIV.

De acordo com a nova edição do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, lançado este ano, a taxa de detecção foi de 18,5 casos por 100 mil habitantes em 2016 - uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Já a mortalidade, observa-se uma queda de 7,2%, a partir de 2014, quando foi ampliado o acesso ao tratamento para todos. Passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes para 5,2 óbitos, em 2016.

Atividades
Diante disso, a Confederação enaltece as iniciativas desenvolvidas pelos Municípios amazonenses.  Dentre esses, Tabatinga, Lábrea, Uarini e Humaitá realizam, durante esta semana, atividades educativas, com oferta de testes rápidos para diagnóstico de HIV e distribuição de preservativos, além de cursos de capacitação para os profissionais de saúde que atuam na área. Ações também são promovidas pelo governo do Estado, entre os dias 12 e 15 deste mês, com a comunidades escolar.

A Prefeitura de Vera Cruz (SP) também promove ações que visam a chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV. Entre as atividades estão orientações em salas de espera, com a disponibilização de horários de atendimento para testes rápidos de HIV – indolor e com resultado em 15 minutos; e atividade nas ruas para sanar as dúvidas da população sobre o assunto.

Outros
Em Quissamã (RJ), atividades com os alunos da rede municipal ensino são promovidas até o dia 20 deste mês, com palestra e teste rápido para HIV. Dentre os milhares de Municípios, de Norte a Sul do País, que intensificaram as ações de combate à Aids, durante este mês, estão: Alcinópolis (MT), Cacoal (RO), Esperantina (PI), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Olinda (PE), Pedro II (PI), Ribeirão Pires (SP), Santa Maria da Serra (SP), São José dos Pinhais (PR), Sorriso (MT), Uruguaiana (RS),

Com informações do G1, Gaz, das Prefeituras e do Ministério da Saúde

 

 

Leia também: Casos de Aids no país apresentam queda de 5,1%, aponta boletim


Notícias relacionadas