Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios apresentam suas boas práticas no combate ao mosquito Aedes

Notícias

22/01/2016

Compartilhe esta notícia:

Municípios apresentam suas boas práticas no combate ao mosquito Aedes

22012016_Aedes_PrefParisiSPA Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua com a campanha Municípios contra o Aedes aegypti com o objetivo de envolver o poder público local, os profissionais de saúde e a comunidade para combater a proliferação do inseto. Os Municípios que desenvolvem ações bem sucedidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika vírus, são convidados a enviar as boas práticas para a CNM a fim de compartilhar com as demais prefeituras. Os Municípios de Parisi (SP) e Vera Mendes (PI) dividiram suas boas práticas com a CNM.
 
O Município de Parisi (SP) é mais um caso de sucesso e conter o desenvolvimento do mosquito com muitas ações voltadas para a conscientização da população. A primeira ação foi em relação ao atendimento na Unidade de Saúde. Para isto, foram contratados mais agentes de controle de vetor durante o período de prevenção e epidemia. Além disto, o posto tem capacidade para permanecer com pacientes em observação, realizar soroterapia e aplicar injetáveis.
 
Outro ponto foi aumentar a fiscalização nos locais de foco do mosquito. Ou seja, um melhor controle vetorial em imóveis de maior risco para isso. Foram realizadas parcerias a Vigilância Sanitária. Novas rotas de fiscalização também foram realizadas. E finalmente, a parte essencial foi continuar com a divulgações nas escolas, creches e igrejas, panfletagem nos eventos da cidade faixas e carro de som.
 
A prefeitura de Vera Mendes (PI) teve como objetivo aumentar a fiscalização nos locais de foco do Município. Além disto foi realizado um trabalho para ajudar a população a identificar os profissionais do Município, assim, eles puderam entrar com mais facilidades nos domicílios a fim de buscar focos de proliferação do mosquito. Um dos focos nas ações municipais foi elaborar um Plano Municipal de Ações Emergências de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e Prevenção, com Ênfase à Microcefalia.

Notícias relacionadas