Notícias
19/12/2017
Município catarinense mobiliza empresários e a população no combate ao mosquito Aedes
As cidades brasileiras têm promovido diversas ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus, da febre amarela e da chikungunya. As atividades foram intensificadas no início deste mês e teve como ponto mais emblemático o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. O Município catarinense de Salto Veloso foi mais um que aderiu à mobilização e promoveu iniciativas para conscientizar comerciantes e a população sobre os riscos das doenças.
Durante a mobilização, a agente de controle de endemias da cidade, Berenice Dalpizzol, esteve em vários estabelecimentos comerciais e industriais de Salto Veloso para fixar cartazes com mensagens de combate ao mosquito Aedes. Na ocasião, a servidora também reforçou a importância da adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito como, por exemplo, não deixar águas paradas nos arredores de casas e lotes vazios, ter atenção com os vasos das plantas, recolher pneus e mantar caixas d’água tampadas.
O material produzido pela prefeitura local destaca que essas atitudes são de responsabilidade de cada cidadão e dessa maneira a sociedade vai contribuir para evitar o aparecimento de novos casos de dengue e outras doenças no Município. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia as iniciativas de combate e de prevenção ao Aedes. A entidade solicita aos gestores que enviem materiais e relatem atividades que possam servir de modelo para outros Municípios. Essas ações serão publicadas no site da entidade.