Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Município aproveita roteiro turístico e impulsiona renda com a produção de espumantes

Notícias

15/03/2022

Compartilhe esta notícia:

Município aproveita roteiro turístico e impulsiona renda com a produção de espumantes

pintobandeiraO Município de Pinto Bandeira, localizado no Rio Grande do Sul, a 140 quilômetros da capital Porto Alegre, tem ganhado visibilidade nos últimos anos com a produção de espumantes. Aproveitando as favoráveis características geográficas da região e a procura de turistas por cidades vizinhas famosas pela gastronomia e pelo enoturismo, a prefeitura encontrou na vinicultura um pilar de sustentação da economia local ao gerar emprego e renda para a população. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a iniciativa e lembra que cidades com espaços geográficos ou outros pontos em comum podem se espelhar nesse tipo de boa prática.

Pinto Bandeira possui condições perfeitas para a produção da bebida: terreno elevado, de formação vulcânica, com o solo ideal para a drenagem que resulta em uvas com baixo teor de açúcar e alta acidez. A equipe técnica de turismo destaca a importância das Regiões Turísticas: territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica). Esses territórios são compostos por vários municípios que se articulam, normalmente em uma instância de governança regional, para desenvolver o turismo de forma conjunta; regionalizada. Numa região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que acabam sendo beneficiados pela atividade através do fornecimento de produtos e serviços, e assim a boa prática movimenta a economia dos municípios envolvidos gerando emprego e renda.

A boa prática implementada em Pinto Bandeira - que passou a fornecer espumantes e serviços - ganhou destaque na rota turística Uva e Vinho. Os turistas que visitam os Municípios turísticos acabam por vezes se hospedando ou usando serviços de alimentação e transporte de municípios circunvizinhos que não possuem atrações turísticas, mas mesmo assim acabam sendo beneficiados pelo turismo.

Caminhos de Pedra
É a partir da identificação e da potencialização dos atrativos que se inicia a organização do processo de roteirização, fazendo com que a oferta turística de uma região se torne mais rentável e comercialmente viável. Na região turística Uva e Vinho em que o Município de Pinto Bandeira se encontra, o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional e Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09).

Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de ‘museu vivo’. Essa boa prática estimula o turismo em território rural.

Foto: Prefeitura de Pinto Bandeira
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas