Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios terão ação prioritária no controle da dengue

Notícias

03/11/2008

Compartilhe esta notícia:

Municípios terão ação prioritária no controle da dengue

Agência CNM

Dos 5.563 municípios, 169 foram selecionados para receber ação prioritária para o controle da dengue. Com intuito de tentar controlar a doença no país, o governo lançou a campanha Brasil unido contra a dengue. A ação prevê as etapas de remoção dos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, a mobilização e combate aos focos do mosquito transmissor nos meses de maior risco da doença e o que a população deve fazer quando surgirem os sintomas.

Uma outra ação para a prevenção e combate à doença será a coleta de dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que é realizado anualmente pelas prefeituras no período de outubro a novembro. O objetivo do levantamento é identificar com antecedência as áreas de maior risco de formação de criadouros do mosquito transmissor nos municípios, o que permite planejar e intensificar as ações de combate ao vetor da doença, assim como as atividades de mobilização, comunicação e de educação.

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 1,08 bilhão, 23% a mais em relação a 2007, para toda a estratégia de combate à dengue. De acordo com o ministério, os recursos adicionais são destinados aos municípios prioritários dentro da estratégia nacional de combate à doença, como áreas de fronteira, turísticas, regiões metropolitanas e com mais de 50 mil habitantes.

Com informações do Ministério da Saúde


 


Notícias relacionadas