Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios são beneficiados com instalação de bibliotecas públicas

Notícias

07/06/2006

Compartilhe esta notícia:

Municípios são beneficiados com instalação de bibliotecas públicas

Agência CNM

Por meio de uma parceria entre governos municipais e o Ministério da Cultura, moradores de 404 municípios brasileiros que ainda não possuem bibliotecas públicas serão contemplados, até o final deste ano, com a instalação de unidades pelo programa Livro Aberto. Além disso, 31 instituições que já estão em funcionamento no país poderão modernizar seus acervos e serviços. A prefeitura cede o espaço físico e o quadro de pessoal e o ministério entra com o acervo, equipamentos e o mobiliário.

Para marcar o convênio, prefeitos de alguns dos municípios contemplados receberam, nesta terça-feira, 6, a entrega simbólica de kits, compostos por computador, televisores de 29 polegadas, videocassete, aparelho de som e de DVD, circuladores de ar, dois mil livros, além do mobiliário necessário para uma biblioteca de pequeno porte. Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Ilce Cavalcanti, este material está sendo montado e as prefeituras deverão recebê-los em julho. A estimativa é que até o final de 2006 todas as prefeituras beneficiadas tenham condições de colocar as bibliotecas em funcionamento.

Uma das condições para que os municípios se habilitem ao programa é a ausência de débito fiscal. De acordo com Sandra Domingues, uma das coordenadoras do SNBP, até o final do ano um novo edital deverá atender novos municípios que se cadastrarem e que estejam de acordo com as exigências do ministério. "A demanda que temos é menor que o recurso disponível", afirmou.

Para o ministro da Cultura, Gilberto Gil, apesar da iniciativa, até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva 642 municípios ainda estarão sem bibliotecas, representando 11,5% dos 5.562 existentes. O ministro ressaltou, ainda, ser preciso continuar o esforço e envolver empresas e a sociedade civil na mobilização para montar bibliotecas e fazer repasse de acervos.

Com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas