Notícias
09/10/2009
Municípios receberão centros odontológicos em programa de saúde bucal
CNM
Durante o I Encontro Nacional de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família, na noite desta quarta-feira, 7 de outubro, foi anunciada a criação de 96 centros de especialidades odontológicas (CEO) para Municípios de todo país. O objetivo do evento é promover melhor estrutura na rede de Atenção à Saúde e ampliar o acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal. As reuniões do encontro iniciaram na terça-feira, 6, e encerram no dia 10, em Brasília.
Os CEOs estão distribuídos entre Municípios de 18 Estados. Segundo o Ministério da Saúde (MS), promotor do evento e autor do projeto, os centros serão divididos em três grupos. Os CEOs serão manejados de acordo com a quantidade de cadeiras odontológicas implantadas em cada Município.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta as secretarias municipais de Saúde para que desenvolvam projetos para fortalecimento da Atenção à Saúde Bucal no Brasil; e ressalta que os CEOs são responsáveis pelo suporte em média e alta complexidade às equipes de saúde bucal.
Segundo a CNM, o custo destes centros para a gestão municipal deve ser avaliado levando-se em consideração as despesas com remuneração dos profissionais, manutenção da unidade, aquisição de insumos e o valor dos incentivos financeiros da União e do Estado. É preciso, então, analisar se o projeto é viável para a gestão local.
Outras ações
Além dos centros odontológicos, foi anunciado no encontro que 160 unidades móveis de saúde serão distribuídas para Municípios de 21 Estados. Próteses dentárias e equipamentos mais modernos também estão inclusas nas metas de investimento do ministério.
Durante o ato, também será lançado o Projeto SB Brasil 2010. Originado a partir da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal para produzir informações sobre as condições de saúde bucal da população.
Veja aqui a lista dos Municípios beneficiados com os CEOs