Notícias
25/03/2013
Municípios matogrossenses tem quase 70 mil casos suspeitos de dengue
Mato Grosso do Sul tem 69 Municípios com alta incidência de dengue, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira, 20 de março, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o órgão, estão nessa situação as cidades que têm acima de 300 casos da doença por 100 mil habitantes.
Segundo o levantamento, foram registradas 3.726 notificações na semana entre 10 e 16 de março. Em 2013, já foram notificados 68.270 casos suspeitos. No Estado, 20 mortes tiveram dengue como causa confirmada. Destas, nove foram em Campo Grande, duas em Vicentina, e uma em Aquidauana, Camapuã, Corguinho, Dourados, Miranda, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso e Sidrolândia.
Em Aquidauana, a prefeitura está lutando contra o problema da dengue por meio de campanhas de prevenção e com a ajuda do Exercito para mutirões de limpeza. Para o prefeito José Henrique Trindade, é preciso uma ação mais direcionada por parte do governo federal e estadual para conter o problema, pois os fumacês e outros venenos que a prefeitura utiliza não têm mais efeito. “Seria necessário um sistema de prevenção anual do governo em todo o Estado, pois somos um dos poucos países que não consegue eliminar a doença”, garante o prefeito.
E o prefeito ainda lança o alerta: “precisamos que a população faça a parte dela, pois a dengue está nos pneus, no saco plástico. São atitudes pequenas que fazem a diferença”, lembra.
Ainda de acordo com o relatório, nove mortes já tiveram a dengue como causa confirmada, sendo sete em janeiro e duas em fevereiro. Um óbito ocorrido no mês de março está sob investigação