Notícias
30/08/2012
Municípios gaúchos recebem medalha por investimento em agronégocio
Os dez Municípios gaúchos que mais investiram em Agronegócio no Estado este ano receberam medalhas nesta quinta-feira, 30 de agosto. A cerimônia ocorreu durante a Expointer, no Município de Esteio (RS).
Os Municípios que receberam o mérito, Município que investe no Agronegócio da sua terra, foram escolhidos por meio de uma pesquisa realizada com apoio da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Cada prefeitura respondeu um questionário eletrônico referente às aplicações orçamentários em 2011 e as previsões de investimentos para 2012. A homenagem consiste em uma medalha dourada, que representa o campo, o sol e o suor.
Primero lugar
Mariano Moro, na região Norte do Estado, a 430 km de Porto Alegre foi eleito o Município que mais investe no Agronegócio. Com dois mil e duzentos habitantes, o Município investe mais de 15% do orçamento no setor e tem 90% da economia baseada na Agricultura.
Os produtores rurais podem contar com programas como o Bolsa Verde, que oferece compensação financeira para quem preserva o meio ambiente. No Município ainda há projetos de correção do solo, inseminação artificial gratuita para gado de leite, com o objetivo do melhoramento genético, além de estímulos a fruticultura. “O segredo é incentivar a qualidade de produção e capacitação dos agricultores, para o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito de Mariano, Ivan Marcos Devensi.
Outra preocupação do gestor é evitar o êxodo rural. Atualmente 55% da população está no campo. “Temos um programa de habitação rural para ajudar o pequeno produtor a construir sua casa e ficar na região”, explica.
Devensi festeja a homenagem, para ele a conquista se deve ao trabalho exemplar da equipe de governo municipal “A alegria é muito grande, ficamos muito orgulhosos com a medalha”, garante o prefeito.
Receberam também o reconhecimento pelos investimentos no Agronegócio os Municípios de Chuvisca, Vista Gaúcha, Mato Queimado, Carlos Gomes, Westfália, Passa Sete, Pinheirinho do Vale, Coronel Barros e Fagundes Varela.
Leia mais - Bom exemplo: Municípios paulistas reduzem uso de agrotóxicos nas lavouras de morango